DICAS PARA UM CASAMENTO FELIZ

Como pode um casamento ser feliz? Não existe uma resposta fácil a esta pergunta ou uma receita simples e que sirva para todo mundo em qualquer contexto. Há uma série de fatores que nos ajudam a ter um casamento mais satisfatório:

1. Desprendimento: Para que o casamento seja feliz é necessário que ambos tenham a capacidade de abrir mão de muitos dos seus desejos e de focalizar a atenção nas coisas que realmente importam na vida. É ser capaz de pensar no bem estar do outro, e não apenas de si mesmo.

2. Respeito: Respeitar é considerar o valor do outro – é tratar o cônjuge com dignidade. Quem respeita, ouve com atenção e participa dos sonhos do outro (Cl 3:18,19; I Pe 3:1,7). Um casamento só pode ser bom se houver respeito mútuo. Para que isto aconteça é necessário abandonar atitudes, como o autoritarismo, a arrogância, o orgulho e uma série de outras doenças do Ego.

3. Valorize os pequenos detalhes: Casamento é como uma planta – precisa de manutenção diária, senão morre. Volte à prática das coisas simples, porém significantes. O divórcio não acontece só porque o marido esqueceu de dar "um boa-noite" ou da data do casamento. Porém, a soma de todos os pequenos detalhes que vão faltando podem atrapalhar e sufocar o casamento.

4. Compromisso e determinação: E quando o relacionamento começa a azedar? É preciso que você diga a si mesmo que vai fazer todo o possível para que o casamento dê certo. Assuma o compromisso de restaurar seu casamento. Não desista facilmente – não aceite o caos como natural. Decida envidar esforços para dar mais brilho à relação marido-mulher.

5. Carinho: Diferentemente de todas as atitudes anteriores, o carinho é o único que não depende da maturidade para existir, mas se nutre dele para se desenvolver por toda uma vida. O carinho realizador no casamento engloba muito mais do que o sexo. É o conjunto das formas de tratamento mútuo. É o modo de falar, o tom de voz, o saber ouvir, o tocar de maneira gentil, o beijo, o abraço gostoso, a troca de elogios, etc.

6. Decida viver a vida cristã no lar: O envolvimento sério com Jesus ilumina o lar e o casamento. Quanto mais perto de Deus nós andamos, mais próximos um do outro estaremos. Tome a decisão de orar e ler a Bíblia juntos.  "Se o Senhor não edificar o lar, em vão trabalham os que o edificam." Sl 127:1

Que Deus abençoe nossos casamentos.
Rev. Gildásio e Jamili Reis
Bem vindos ao BLOG DA SINODAL CAMPINAS

Diretorias UPHs e SAFs