MULHER PRESBITERIANA
MULHER VIRTUOSA
Não sou eu quem, mas Cristo vive em mim. Gl 2.20
Nem todas as mulheres presbiterianas sabem a origem desse dia. Por isso procuramos homenagear a todas trazendo as ricas colaborações sobre alguém que foi o motivo inicial dessa homenagem a todas as mulheres da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Acrescentamos também uma poesia de uma outra auxiliadora tão especial quanto à primeira. Entre muitas mulheres presbiterianas, estão essas duas que também contribuíram muito em suas épocas, para que a auxiliadora da Igreja Presbiteriana do Brasil pudesse servir ao Senhor Jesus e a sua Igreja com amor, criatividade, alegria e interesse.
Estamos falando de D. Cecília Rodrigues de Siqueira e D. Aderita Alves da Silva. Essas duas irmãs já estão na glória, mas seus atos falam muito alto em nosso meio e essas informações são verdadeiras relíquias para todas nós. Vale apena saber e guardar para nossas queridas do futuro!
Acrescente-se a essa lista, tantas outras mulheres presbiterianas da amada IPB que também servem de exemplo para todas que ainda estamos aqui servindo ao Senhor com nossas vidas e em nossas Igrejas.
Parabenizamos a todas as mulheres presbiterianas pelo seu dia!
Enfatizamos que hoje somos nós e podemos fazer a nossa parte no serviço ao Senhor prestado pela SAF na Sua Igreja. As nossas irmãs fizeram a sua parte, assim como as que tiveram o privilégio de viver no tempo de Jesus, como Febe, Priscila, Pérside, Maria, Maria Madalena e a outra Maria, Suzana, Trifena, Trifosa e muitas outras que O seguiram em suas viagens missionárias e O serviram com os seus bens (Lc 8.1-3; Rm 16. 1-14).
Desejamos a todas as queridas irmãs, as mais copiosas bênçãos do nosso Deus, a sua misericórdia e a sua graça sobre as suas vidas, sobre as vidas de seus filhos, esposos e demais familiares e sobre suas Igrejas.
Que todas as preciosas irmãs presbiterianas, sejam amadas, respeitadas em sua casa, Igrejas, sociedade no meio da qual residem e participam, no seu trabalho secular e entre todos que amam a Deus. Que exerçam seu papel de “Auxiliadora Idônea”, e façam isso a serviço do Senhor!
Mais de Cristo a cada dia!
Feliz dia da Mulher Presbiteriana!
Nosso carinho fraterno e nosso abracinho
Ana Maria Prado
CNSAFs
Qual a origem do dia da Mulher Presbiteriana? “Este dia começou a ser comemorado a partir do 1º Congresso Nacional das SAFs , que foi realizado no ano de 1941, na IP do Riachuelo, na cidade do Rio de Janeiro. Ficou resolvido naquele Congresso adotar-se o 2º domingo do mês de fevereiro como o Dia da Mulher Presbiteriana. A data escolhida foi uma homenagem a D. Cecília Rodrigues Siqueira, que aniversariava”. “Na época era a Secretária Geral do Trabalho Feminino, cargo em que permaneceu por mais de quinze anos consecutivos, de 1938 a 1954. Líder inconteste, o trabalho feminino sempre ocupou destacado lugar em seu ministério como mulher, mãe e esposa de pastor. Viajou por todo nosso imenso país, participando de Congressos, organizando SAFs, Federações e Confederações Sinodais. Aqui e no exterior empenhou-se em defender e divulgar as atividades da Mulher Presbiteriana, uma mulher comprometida com Cristo Jesus, fiel à missão que lhe foi confiada, quer como esposa, como mãe, como membro da Igreja, como cidadã de nosso país. Quando deixou o cargo de Secretária Geral, o Supremo Concílio de 1954, reunido em Recife, PE, atendendo ao pedido da Confederação Nacional do Trabalho Feminino, oficializou, então, o 2º domingo de fevereiro como o Dia Nacional da Mulher Presbiteriana”. Quem foi D. Cecília Siqueira? - Uma das pioneiras do Trabalho Feminino
Eis o relato das irmãs de Pernambuco pautadas em arquivos guardados na Igreja Presbiteriana de Canhotinho-PE:
Casada com o Rev. Cícero Siqueira, mãe de 8 filhos, nasceu na Praia de Lucena, na Paraíba, mas foi em Pernambuco que criou raízes, mais precisamente em Garanhuns e Canhotinho.
Em 1930, após se destacar com o trabalho realizado à frente da Federação Sul de Pernambuco, se mudou para Minas Gerais, onde ajudou a organizar a Federação de SAFs do Presbitério Leste de Minas, assumindo como primeira presidente daquela Federação, levando consigo a experiência do trabalho realizado em Pernambuco.
Em 1938, assumiu o cargo de Secretária Geral do Trabalho Feminino, em substituição à Srª Blanche Eunice Gomes Lício, que se encontrava com sua saúde abalada. Dª Cecília permaneceu no cargo por 15 anos, só se afastando em 1954. Foi na sua gestão que foram organizadas as Confederações Sinodais.
Sua contribuição para a organização e a consolidação da SAF foi de fundamental importância, trabalhando incansavelmente para divulgar e expandir o trabalho feminino dentro do âmbito da IPB.
Como reconhecimento, em 1941, durante a realização do 1º Congresso Nacional das Mulheres Presbiterianas, na Igreja Presbiteriana do Riachuelo, no Rio de Janeiro foi aprovada a resolução de adotar como Dia da Mulher Presbiteriana, o segundo domingo de fevereiro, em homenagem ao aniversário natalício de D. Cecília Siqueira (14 de fevereiro).
Nesse primeiro Congresso também foi solicitado que fosse mudado o nome das organizações locais de “Sociedade de Senhoras” para “Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF”, nome que permanece até hoje.
Em 1967, em visita a Recife, Garanhuns e Canhotinho, cumprindo uma agitada agenda de compromissos com palestras em diversas igrejas, escolas e no Seminário Presbiteriano do Norte, ela expressou sua satisfação com o trabalho realizado nessas cidades ao longo de seu ministério, inclusive na área de educação.
Em Canhotinho, onde morou de 1920 a 1929, juntamente com o marido, o Rev. Cícero Siqueira, que substituía o Dr George Butler no pastorado da IPB Canhotinho, ela fundou a Escola Jerônimo Gueiros, no prédio onde antes funcionava o Hospital fundado pelo Dr. Butler.
Dona Cecília Rodrigues faleceu em 1968.
O que disse D. Cecília Siqueira sobre o seu trabalho na SAF?
“O trabalho feminino sempre ocupou destacado lugar em meu ministério como mulher e como esposa de pastor” - disse ela – “Foi um período longo durante o qual viajamos por esse imenso país, e, até mesmo fora do Brasil, divulguei as atividades da mulher presbiteriana. Com a Confederação Nacional, organizamos SAF`s, Federações e Sinodais. Participei de dezenas de Congressos aqui e no exterior. Quando deixei o cargo, o Supremo Concílio de 1954, reunido aqui em Recife, atendendo ao pedido da Confederação Nacional do Trabalho Feminino, oficializou o segundo domingo de fevereiro como Dia Nacional da Mulher Presbiteriana. Assim, pelo resto da minha vida e mesmo depois, quando já estiver com o Senhor, serei lembrada pela igreja Presbiteriana do Brasil.”
Fonte – Informações cedidas pela Igreja Presbiteriana de Canhotinho – PE
Quem mais pode testemunhar de Cecília Rodrigues de Siqueira? Escreveu D. Irma de Oliveira Silva de Vila Velha no Espírito Santo:
“Lembro-me, quando menina e ouvia mamãe (Francelina Sathler) sempre falando, a respeito de Dª Cecília, com admiração, carinho e respeito, pelo que ela era.
Os sentimentos estavam ligados aos seus trabalhos, junto à Educação, mas onde Dª Cecília alçou vôo mais alto foi no seu viver em Cristo. Mamãe
comentava sobre as palestras que Dª Cecília fazia nas reuniões de “Sociedade de Senhoras”, e sobre os trabalhos escritos.
Na época Dª Cecília era a Secretária Geral do Trab. Feminino da IPB, então Dª Cecília escrevia uns livretos, que trazia os ensinos, desde reuniões: devocionais, plenárias e departamentais, e outras orientações necessárias.
Estes livretos eram espalhados através das nossas Igrejas, para o trabalho das senhoras, Dª Cecília participava não só na sociedade, como atendia muitos convites, aos quais ela levava a sua grande bagagem de conhecimentos como: A Palavra de Deus, assuntos relacionados à IPB, trabalhos alusivos à Conf. Nacional, e ela sempre estava pronta em ajudar as mulheres no que fosse necessário.
Ela aproveitava algum espaço, e orientava as mulheres, sobre comportamentos de boas maneiras, o vestir adequadamente, e sempre dando um toque de elegância, não só em reuniões, festas, igrejas, mas também impressionar bem dentro de casa. Ela usava roupas bem talhadas, não dispensava um colar de pérola, brincos, broches, tudo dentro do seu estilo, porém discretos. Assim dizia minha mãe.
Em 1962, estávamos juntas no V Congresso Nacional, no Makenzie em São Paulo, Dª Cecília não era mais a Secretaria Geral, cargo esse ocupado por sua grande amiga Dª Nady Werner, Dª Cecília participava dos trabalhos e reuniões, nos intervalos ela estava sempre rodeadas das mulheres de todos os cantos do Brasil, para abraçá-la, trocar idéias, e outras queriam conhecê-la de perto e ouvir dela a voz. Sua simpatia era cativante, como também as suas atenções com todos. Nesse Congresso eu representava a Federação do Presbitério de Alegre – ES, que pertencia ao Sinodo Leste de Minas.
Em 1963, eu fazia parte da Federação Vitória – ES, e a representei no Congresso Sinodal Leste de Minas, reunido em Alto Jequitibá – MG, Dª Cecília estava conosco ali na reunião. Ela participou ativamente dos trabalhos e foi convidada para dar posse a diretoria eleita.
Para a Presidente eleita, Dª Cecília, usou um pequeno bastão e disse: Este bastão representa um cetro, não os que as “Misses” recebem, mas este cetro representa que você vai comandar a Sinodal, mas usando exemplos de Jesus, humildade, ajudando-as, nos serviços do Mestre. E a cada de uma de nós, da diretoria, ela descrevia a função, usando como base os textos bíblicos. Ela passava com as palavras, o viver em Cristo com responsabilidade e temor.
Dª Cecília – uma professora exímia, Poetiza, escreveu muitas poesias e hinos e entre eles “Para mim, o viver é Cristo”, cuja letra retrata a sua fidelidade e intimidade com o Senhor, e colocava a sua vida na disponibilidade do Rei.
Dª Cecília, mulher que deixou legados preciosos, mulher que deixou marcas luminosas para o Trabalho Feminino e também para a IPB”.
Que hino fez D. Cecília, que hoje ainda ecoa nos nossos ouvidos na vivência do tema do quadriênio 2010/2014:
Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim? (Gl 2.20)
Para mim viver é Cristo
Letra: Cecília Rodrigues de Siqueira (música o hino 297 HNC) Para mim viver é Cristo; eis o lema que escolhi. Desde então um gozo intenso conheci. Meus haveres, minha vida, pus aos pés do Salvador. Que mais posso dedicar-te, meu Senhor? Coro Só por Cristo, para Cristo, Para a causa de Jesus, Para mim viver é Cristo. Ele é o chefe que à vitória me conduz. Para mim viver é Cristo; nada tenho a recear Dos perigos que me vêm ameaçar. No universo todo em trevas fez-se um vívido clarão. Nessa luz caminho em meio à escuridão. Para mim viver é Cristo; nessa crença viverei Ocupada no serviço do meu rei. E quando Ele me disser: "Bom está serva fiel", Seu louvor será meu ínclito laurel.
Quem foi entre tantas, uma mulher presbiteriana que muito trabalhou também na SAF em Pernambuco e que era extremamente talentosa no trato com a poesia, jograis e acrósticos?
Estamos falando da irmã Aderita Alves da Silva, que serviu a Jesus na Sinodal Pernambuco, que foi largamente operosa, profundamente inteligente e muito contribuiu com suas publicações na SAF em Revista, através de acrósticos, poesias, jograis e muitas outras peças que muito ajudaram a todas as SAFs em em todo o país, no tocante as programações. Ela soube aproveitar o seu tempo e deu uma grande contribuição como mulher presbiteriana valorosa e virtuosa. Eis uma de suas poesias que vai para todas as Mulheres Presbiterianas no seu dia!
CONSELHOS À MULHER PRESBITERIANA
(Aderita Alves da Silva)
Mulher Presbiteriana, hoje é o teu dia, Louva a Deus com devoção e alegria! Agradeça a Deus pela graça que dele emana. Sê agradecida, mulher presbiteriana! Muitas mulheres deixaram exemplos de amor, De coragem, de submissão ao Senhor, Como Joquebede, Débora, Esther, Ana... Segue esses exemplos, mulher presbiteriana! Intensifica, cada dia, a tua devoção, Orando mais a Deus, em qualquer situação. Busca a Deus na angústia, como fazia Ana. Ora a Deus, com intensidade, mulher presbiteriana! Procura fortalecer a tua comunhão, Cultuando a Deus com os irmãos, Alegra-te, vindo à Igreja, como fazia a viúva Ana. Sê freqüente à Igreja, mulher presbiteriana!
Cumpre o Ide do Senhor, sai a pregar, Proclama o evangelho em qualquer lugar, Torna-te missionária como a mulher samaritana. Procura evangelizar, mulher presbiteriana! Deus também requer ofertas especiais Para manter sua casa e propagar a paz, Sê liberal em ofertar, como Joana e Suzana. Serve a Deus com os teus bens, mulher presbiteriana! Busca a sabedoria e a cultura também, O saber nos enobrece e a todos faz bem, Pede a Deus sabedoria, porque é dele que emana. Torna-te uma mulher sábia, mulher presbiteriana! Feliz dia da Mulher Presbiteriana!! Não sou eu quem, mas Cristo vive em mim. Gl 2.20
Ana Maria Prado
CNSAFs

3 comentários:

  1. Agradecemos as irmãs da SAF o carinho e as orações pelos seminaristas! Vocês são bençãos em nossas Vidas!
    Grande abraço a todas!
    David Martins

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo dia de vocês.
    Nós seminaristas somos muito abençoados por suas orações e presentes!
    Um abraço, João Paulo

    ResponderExcluir
  3. Alguém teria o livro da Aderita Alves da Silva

    ResponderExcluir

Bem vindos ao BLOG DA SINODAL CAMPINAS

Diretorias UPHs e SAFs