Dicas

ACABE COM O ÁCARO EM CASA

Para combater os ácaros que atrapalham a vida de quem tem alergia, eu costumo misturar em um balde 1 litro de água, 50 ml de vinagre e 50 ml de álcool. Passo a mistura em colchões e travesseiros e depois os coloco ao sol. O cheiro do vinagre elimina os ácaros e o álcool faz com que evapore mais facilmente.

RISCO DE CANETA NO PAPEL DE PAREDE?
Se o papel de parede for riscado com caneta esferográfica, passo rapidamente um algodão com acetona bem de leve só sobre a mancha. Não esfrego para não prejudicar o fundo.

SAPATO SEM MOFO
Quando guardados por muito tempo, os sapatos podem apresentar pequenas manchas de mofo. Para retirá-las, uso um pano umedecido com água e vinagre na mesma proporção. Deixo secar e finalizo lustrando com um pano e um pouco de glicerina. O resultado é excelente!

ECONOMIZE ENERGIA AO PASSAR ROUPA
Na hora de economizar energia elétrica, forro a tábua de passar roupa com papel de alumínio. Além de poupar energia, é bem mais fácil de passar a roupa, já que não preciso ficar virando a peça.

TINTA CONSERVADA
Para conservar restos de tinta óleo ou esmalte sintético de uma lata que já foi aberta, eu fecho bem a lata e a guardo com a tampa virada pra baixo. Desta forma, evita-se a formação de películas de ar dentro da embalagem.

VINAGRE PARA LIMPEZA DA CASA
Além de ser barato, o vinagre é ótimo antibacteriano. Limpo a geladeira com vinagre, a lava-louça, o tanque, tudo que não tem mármore. Afinal, é o ácido que corrói as pedras.

MANTENHA A VELA ACESA POR MAIS TEMPO
Para que aquela vela de jantar e de decoração dure mais tempo, antes de usar coloco dentro do congelador por um bom tempo e só tiro do congelador para acendê-la.

VAZAMENTO DE GÁS
Verifico se há vazamento de gás colocando água com sabão na instalação. Se surgirem bolhas, desligo a chave-geral da eletricidade, abro portas e janelas. Depois, levo o botijão para um local ventilado. E, claro, chamo a assistência técnica. Ao trocar o botijão, apago tudo o que estiver aceso.

TALHERES BRILHANTES
Uma vez por semana coloco meus talheres num recipiente com água, algumas gotas de água sanitária e vinagre de álcool. Deixo de molho a noite toda e enxágüo antes de guardá-los.

GATOS LONGE DO SOFÁ
Para tirar os gatos de cima do sofá, coloco uma ou duas bolinhas de naftalina entre as almofadas. Eles odeiam o cheiro e evitam chegar perto. Mas, atenção: tome cuidado e não deixe nenhuma criança confundir a naftalina com bala.

SEQUE OS SAPATOS COM JORNAL
Quando molho os sapatos, não seco perto do fogo e nem atrás da geladeira. Coloco dentro dos sapatos jornal amassado e prenso bem. O jornal absorve a umidade e impede que os sapatos deformem.

TIRE OS FIAPOS DA ROUPA COLORIDA
Para retirar aqueles fiapos brancos que grudam em roupas coloridas, pego um pedaço de durex bem largo e pressiono nos lugares com os fiapos. Depois retiro. Repito esta operação até que a roupa fique sem nenhum fiapo.

ROUPAS FÁCEIS DE PASSAR
Antes de passar o ferro, sempre borrifo um pouco de álcool com água em cima da peça. Assim, as roupas ficam muito mais macias e fáceis de passar. Experimente!

ROSAS QUE DURAM MAIS
Sempre que ganho um buquê de rosas fico muito feliz, mas é uma pena que dure tão pouco tempo. Para evitar que estraguem rápido, coloco um pouco de açúcar dentro do vaso e corto os talos das rosas na diagonal. Também arranco os espinhos das rosas nos lugares que ficam mergulhados na água.

RALADOR SEM PEDAÇOS DE QUEIJO
Antes de começar a usar o ralador, dou uma pincelada nele com algumas gotas de óleo comum de cozinha. Dessa forma, o queijo não adere à superfície do utensílio, evitando aqueles pedacinhos do queijo perdidos nos buraquinhos, o que facilita a limpeza.

QUINTAL SEM CHEIRO DE CACHORRO
Depois de fazer a limpeza do local da urina ou fezes com água e desinfetante, uso na água do enxágûe algumas gotas de óleo de eucalipto. Desta forma, não fica nenhum cheiro da urina e ainda fica aquela sensação gostosa de sauna.

PISO LIVRE DE PÊLOS
Em vez de ficar varrendo a toda hora os pêlos que meus bichinhos soltam pela casa, faço o seguinte: coloco algumas gotas de óleo de peroba num balde com água, molho um pano de chão nessa mistura e passo no piso da casa.

TAPE OS BURACOS NA PAREDE
Ao tirar um quadro do lugar, sempre fica aquele buraco do prego. Para tirar, eu misturo quantidades iguais de sal e maisena com água suficiente para fazer uma pasta. Os buracos são facilmente restaurados com essa pasta e ninguém nunca descobriu meu segredo.

PARA O SAL SAIR DO SALEIRO
É horrível ter que bater no saleiro para que possa sair um pouco de sal. Para evitar, coloco no saleiro, junto com o sal, alguns grãos de arroz cru, assim o sal sai normalmente!

MEIAS SEM MANCHAS
Aprendi este truque com a minha mãe. Para tirar as manchas das meias, coloco-as de molho em água com um pouco de bicarbonato de sódio. Deixo descansar por meia hora e em seguida lavo normalmente.

TIRE AS MANCHAS DO BOX DO BANHEIRO
Sabe como eu faço para eliminar as manchas dos pingos de água que ficam no box do banheiro? Eu as removo esfregando lustra-móveis no vidro e no acrílico.

TIRE MANCHAS DA ROUPA BRANCA
Para tirar manchas coloridas de uma peça de roupa branca, mergulho a roupa em 1 litro de água fervida misturada com 1 copo de açúcar. Deixo a roupa de molho nessa mistura. Pra finalizar, lavo na água corrente.

NADA DE MANCHAS AMARELADAS
Se, por descuido, o ferro de passar deixar uma mancha amarelada na roupa, despejo um pouquinho de água oxigenada 10 volumes na parte afetada e lavo com água corrente. Só tomo cuidado para realmente não exagerar na quantidade de água oxigenada. É pouquinho mesmo!

ROUPA SEM MANCHAS DE SUOR
Tenho um truque infalível contra as manchas de suor nas roupas, principalmente aquelas na área das axilas. Aplico algumas gotas de detergente neutro na roupa seca e esfrego por 5 minutos. Em seguida, molho e dou uma ensaboada com sabão amarelo. Por fim, deixo a peça no sol por meia hora e enxágüo.

PARA TIRAR MANCHA DE CHOCOLATE
Para tirar manchas de chocolate da roupa das crianças, lavo com detergente biodegradável. Retiro com uma esponja umedecida em água limpa.

REMOVA MANCHAS DE CAFÉ
Quando derrubo café em algum tecido tento retirar a mancha antes que ela seque. Passo um pano com água morna e detergente. Se mesmo assim não funcionar, uso água quente com amoníaco ou limão.

AFIE AS LÂMINAS DO LIQUIDIFICADOR
Depois de usar a gema e a clara em alguma receita, lavo as cascas de dois ovos e as jogo dentro do liquidificador. É uma ótima dica para deixar as lâminas do aparelho afiadas.

PARA LIMPAR VÁRIOS TIPOS DE MÓVEIS
Limpar móveis exige um certo cuidado com o tipo de material e produto usado. Para a limpeza de móvel de metal, umedeço um pano numa mistura de óleo de linhaça e álcool. Se o móvel for de vime, limpo com água quente misturada a bicarbonato de sódio e deixo secar sob o sol. Caso seja de verniz branco, uso uma esponja umedecida em água com um pouco de amoníaco.

PARA LIMPAR PANELA QUEIMADA
Para limpar a panela queimada, salpico bicarbonato de sódio e jogo um pouco de água. Depois de algumas horas, lavo normalmente. O queimado sai fácil. Caso a comida tenha grudado, encho a panela com água quente e duas colheres (sopa) de sal ou bicarbonato. Deixo algum tempo e limpo. Fica como nova!

APRENDA A LIMPAR A GARRAFA TÉRMICA
Lavo periodicamente a garrafa térmica com água quente e pó de café usado, a conhecida borra. Ela também fica limpinha quando coloco dentro água bem quente com sal e deixo por volta de 10 minutos. Em seguida, lavo com água corrente e esfrego com uma escovinha.

MISTURINHA PARA LIMPAR VIDROS
Para deixar os vidros de casa tinindo, costumo colocar em um recipiente vazio querosene, água e álcool, tudo em partes iguais. Misturo bem, umedeço um pano e passo nos vidros. Espero secar e passo flanela, de preferência seca. Não tem erro, os vidros ficam limpos e brilhantes.

LAVE COPOS SEM QUEBRAR NENHUM
Nada mais chato do que, depois de lavar os copos, um grudar dentro do outro. Para não forçar e correr o risco de trincá-los, eu encho o copo de cima com água fria e mergulho o de baixo em água quente. Desta forma, eles se soltam sem quebrar.

LÂMINAS LIVRES DE BACTÉRIAS
Para manter as lâminas afiadas e livres das bactérias, eu as coloco em um recipiente com um pouco de álcool. Assim as lâminas estão sempre prontas para o uso e livre de ferrugens.

PARA A GAVETA NÃO EMPERRAR
Se a gaveta está emperrada ou difícil de puxar, esfrego uma vela no encaixe por onde a gaveta deve deslizar. É uma maravilha!

AFASTE AS FORMIGAS DO AÇUCAREIRO
Quando flagro as formigas dentro do açucareiro, mergulho um cravo-da-índia num cálice com álcool e depois jogo o cravo dentro do pote. Elas saem rapidinho.

EXPULSE AS FORMIGAS DA COZINHA
Quando as formigas atacam a minha cozinha, coloco nos cantos onde elas costumam passar um pouco de pó de café, sal, talco ou casca de pepino. É tiro e queda!

FOGÃO SEM MANCHAS
Para tirar as manchas dos queimadores do fogão, coloco-os em uma panela e cubro-os com água. Em seguida, coloco pedacinhos de sabão de coco e deixo ferver. Espero a água amornar e lavo os queimadores normalmente, como de costume. Eles ficam limpinhos.

PANO DE PRATO BRANQUINHO!
Para o meu pano de prato ficar mais branco, coloco para ferver na água com um pouco de vinagre. Fervo por mais ou menos 1h20min. Fica bem limpinho!

PANELA SEM CHEIRO DE PEIXE
Para tirar aquele cheiro forte que fica na panela depois que eu faço um peixe, coloco pra ferver na panela um pouco de água com algumas folhinhas de chá já usadas. O cheiro fica completamente diferente.

(Extraído da internet. Caso você conheça o(a) autor(a), é só comunicar e daremos o devido crédito).
Bem vindos ao BLOG DA SINODAL CAMPINAS

Diretorias UPHs e SAFs